terça-feira, março 28, 2006

FIFA contra racismo !


A FIFA aprovou em reunião no passado dia 17 de Março uma alteração à lei nº55 do seu código disciplinar. A partir de agora os clubes serão severamente punidos por actos de racismo ou descriminação no futebol.


As punições vão desde a suspenção de partidas a perca de pontos, 3 numa primeira vez, 6 na seguinte e por aí fora. A UEFA e as federações nacionais são obrigadas a incorporar estas leis nos seus regulamentos nacionais sob pena dos países serem suspensos de todas as provas da FIFA e UEFA.

Como as demais leis da FIFA esta não poderá ser alvo de acção em tribunal fora do foro da FIFA. Como tal todas as queixas serão apreciadas por um jurado a designar pela mesma.

Parece-me uma boa medida e algo que se exigia à já algum tempo. No entanto a aplicação prática da mesma causa-me grandes dúvidas, devido a sua subjectividade e dificuldade de confirmação. Por exemplo o chamar de nomes a jogadores ! Quantos adeptos terão de chamar para ser um "caso" ? Basta o jogador dizer que foi alvo de injúrias ? Quem avança com a acção, o clube, o atleta ou a respectiva federação ?

Muita tinta ainda para correr certamente...