quinta-feira, maio 25, 2006

Novas estrelas no mundial - Rodrigo Palacio


Com o mundial prestes a começar interessa talvez conheçer algumas das jovens estrelas que apesar de ainda não serem conheçidas do grande público poderão neste Mundial ser as grandes surpresas.

Rodrigo Palacio é já nome de craque para os lados da Bambonera, o mítico estádio do Boca Juniors.

Este avançado argentino de 24 anos apesar de pouco conheçido na Europa tem já grande cartel na América do Sul, mais propriamente na Argentina país onde nasceu.

A história de Palacio é tudo menos comum. Desde pequeno em Bahia Blanca, sua terra natal, que deslumbrava tudo e todos pela forma com que batia os gurda-redes das equipas rivais. Muitos lhe previam um futuro risonho mas nem mesmo o seu pai imaginaria que aos 24 anos o seu filho seria titular do seu clube Boca Juniors e mais importante ainda titular da selecção argentina.

Em 2002 o jogador saltou do Bella Vista da 4ª divisão argentina para o Huracán de Tres Arroyos da segunda divisão argentina. O seu rendimento foi de tal forma avassalador que em 2003 quando se encontrava em Espanha com o seu empresário para assinar pelo Racing Santander ou Alavés, Palacio recebeu um telefonema da Argentina com uma oferta do Bansfield da primeira divisão argentina. O jogador não hesitou e voltou ao seu país nesse mesmo dia. Daí à fama foi uma questão de tempo.

Quem tem de especial o seu estilo de jogo ? Um ex-colega seu do Bansfield, Eduardo Montoya diz que o que faz de Palacio um caro raro e especial é o facto de aliar uma técnica e precisão muitíssimo apuradas a uma velocidade que deixa para trás quase todos os defesas que encontra pelo caminho, e esta é uma qualidade rara.

Na época 2003/2004 marcou 11 golos o que levou a ser apelidado de goleador algo que sempre refutou.

Em 2004 soaram de novo noticias da sua venda a uma equipa europeia algo que o jogador fez questão de dizer que não lhe tirava o sono. Nesse mesmo ano porém o Boca Juniors comprou metade do seu passe. A sua chegada so clube gerou um grande entusiasmo mas de início apareceu sempre no banco de suplentes apesar dos torcedores pedirem a sua titularidade.

O treinador do Boca dizia na altura que todos na rua lhe pediam para por Palacio na equipa titular, ele respondia que a tempo lá chegaria que iria ser um dos ídolos dos adeptos.

Até Maradona lhe telefonou a pedir a camisola.

9 meses depois foi convocado pela primeira vez para a selecção argentina, Palacio nem queria acreditar. A sua estreia oficial ocorreu a 23 de Março de 2005 quando a Argentina defrontou o a Bolivia em La Paz, jogou apenas 4 minutos.

Desse dia até hoje muito mudou, é titular quer do Boca quer da selecção e é já considerado mais uma das pérolas argentinas depois dos recentes Messi, Mascherano e Tevez. Este mundial deverá ser titular pela Argentina e dificilmente o Boca Juniors o conseguirá manter mais uma época a jogar na Bambonera.

Ficha do jogador:
Idade - 24 anos
Altura - 1,75 mts
Peso - 66Kgs
Posição - Avançado
Características - Rapidez & Técnica
Clube - Boca Juniors