
Tem início hoje mais uma temporada da liga inglesa. Nova época mas a mesma história dos últimos anos.
Chelsea como favorito indiscutível ao título. Manchester United, Arsenal e Liverpool como restantes pretendentes parecem condenados a tentar não perder de vista os blues de Mourinho para dar alguma emoção ao campeonato.
José Mourinho voltou a contar com o seu maior aliado, o livro de cheques de Abramovich, para construir um plantel de autêntico luxo. As contratações de Ballack e Shevchenko mais as de Kalou, Obi Mikel e Boulahrouz fazem esqueçer as saídas de Gudjohnsen, Del Horno, Crespo, Duff, Glen Johnson e Smertin. Apesar de ter deixado escapar a Community Shield para o Liverpool no passado fim de semana o Chelsea pretende imitar a grande época de 1999 do Manchester United e vencer a Premierleague, FA Cup e Champions League, tarefa muito difícil mas não impossivel.
Nos dias de hoje o principal interesse acenta na disputa dos lugares secundários. Manchester, Liverpool e Arsenal numa luta a três para vêr quem tira o Chelsea do poleiro ou como mal menor, para vêr quem é o primeiro... dos segundos.
O Manchester United perdeu a sua grande referência no ataque, Van Nistelrooy rumou a Madrid e nem a excelente contratação de Carrick ao Tottenham por 28 Milhões de € consegue esconder as poucas opções reais de ataque da equipa de Alex Ferguson, Rooney e Saha serão manifestamente pouco para uma época longa e desgastante. Curiosidade ainda para vêr como Cristiano Ronaldo enfrenta a que deverá ser provávelmente a época mais dificil da sua carreira.
O Arsenal também voltou a perder jogadores importantes como Pires, Campbell e Bergkamp, aos quais se poderão ainda juntar Reyes e Ashley Cole que não foi convocado para o primeiro jogo da temporada. Wenger espera consolidar a equipa com a entrada de Rosicky, extremo checo de grande categoria mas que por si só não poderá culmatar todas as deficiências dos gunners. É claro que ter Thierry Henry na frente é meio caminho andado, mas uma vez mais a época será longa e desgastante, uma lesão do internacional francês e será o descalabro.
O Liverpool já com a Community Shield no bolso continuará a ser uma equipa dificil de bater e aquela que criará mais dificuldades ao Chelsea. Entraram Pennant, Kuyt, Bellamy, Fabio Aurélio e Mark Gonzáles, para reforçar a equipa de Rafa Benitez que inicia assim o seu terceiro ano à frente da equipa inglesa. As saídas de Morientes e Cissé não se deverão fazer notar já que até o próprio Benitez já confirmou que tem agora melhor plantel do que na temporada passada.
Como estamos a falar do campeonato inglês, temos de ter em conta que haverá sempre surpresas, o ano passado tivémos a excelente época do Tottenham, do Bolton e até do Blackburn. Esta temporada o Tottenham poderá continuar a surpreender mas haverá outras equipas como o Portsmouth, o Charlton e outras que poderão ser agradáveis surpresas.
A nós resta-nos apenas disfrutar dos excelentes desafios de futebol que a Premierleague nos proporciona, poderão não ser um hino à técnica e ao acerto tático, mas é garantido futebol de ataque até ao apito final.
Let the games begin !