
O médio internacional argentino Juan Roman Riquelme decidiu abandonar a selecção do seu país. O jogador confirmou o abandono numa entrevista ao canal 13 da televisão de Buenos Aires.
A razão do abandono deve-se segundo o jogador à saúde da sua mãe, que lhe pediu para deixar a selecção. A mãe do jogador teve graves problemas de saúde após as criticas de que o jogador foi alvo devido ás exibições menos conseguidas em representação da selecção no último mundial.
“Por mais vontade que tenha em jogar na selecção, o mais importante para mim é a saúde da minha mãe. A minha mãe é a minha mãe e não se compara a uma camisola da selecção. Todos têm o direito de dizer o que quiserem.”
O jogador tomou esta decisão depois de ter sido informado pela irmã desde Buenos Aires que a sua mãe havia sido novamente internada numa clínica devido a uma crise nervosa como consequência das críticas ao trabalho do seu filho.
Riquelme já havia falado com o seleccionador argentino Alfio Basile para o colocar ao corrente da situação.
“É uma comunicação normal. Tomei esta decisão de não fazer mais parte da selecção. Tenho de pensar na saúde da minha mãe, não foi uma decisão difícil para mim.”
“Não demorei muito tempo a tomar esta decisão, a saúde da minha mãe ajudou-me a tomá-la. Desde que terminou o Mundial que a minha mãe já foi internada duas vezes. Sempre foi muito claro para mim, a família vem antes do futebol, a minha responsabilidade é tomar conta dela o melhor que sei.”
É um abandono inesperado, e certamente o seleccionador argentino terá algumas dificuldades em colmatar a ausência de Riquelme que é um dos melhores nº10 do mundo.