sexta-feira, outubro 27, 2006

Quem pára este Lyon ?


O Olympique de Lyon segue a sua caminhada vitoriosa. Com dois meses de competição cumpridos, o Lyon é a única equipa da Europa que permanece invicta. A sua trajectória na Champions League é imaculada, 8 golos a favor, 0 contra e 9 pontos em 9 pontos possíveis. Na liga francesa como já vem sucedendo de à uns anos para cá, é um passeio autentico e o seu domínio avassalador. Com menos de 10 jornadas jogadas leva já 8 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Marselha, que no Domingo passado despachou com uns concludentes 4 – 1.

Daí a pergunta.
Quem pára o Lyon ?

Nenhuma equipa na Europa consegue no momento igualar o registo do Lyon, é o único clube invicto na Champions League e na liga francesa já com 2 meses de competição decorridos.

Quando se esgotam elogios com o Barcelona ou o Chelsea, na verdade quem domina a Europa é o Lyon, uma máquina de jogar bom futebol. O treinador Gerard Houllier com a sua modéstia diz “Ainda não ganhámos nada…” e o seu presidente Jean Michael Aulas, homem inteligente e também bastante ambicioso conclui “…mas ganharemos…”.

O presidente tem bastantes razões para estar optimista. Com uma equipa penta-campeã de França, actual líder do campeonato com 8 pontos de vantagem sobre o Marselha e com 28 pontos ganhos em 30 possíveis, que é presença assídua nos quartos-de-final da Champions League depois de varrer autenticamente a fase de grupos.

Outras equipas europeias tentam manter o ritmo do Lyon mas é praticamente impossível. Todas já perderam esta época e todas equipas de renome, Barcelona, Chelsea, Bayern, Inter, etc. A última partida que o Lyon perdeu foi a 9 de Maio. Desde então somou 14 vitórias e um empate com 44 golos marcados e 10 sofridos.

Ainda por cima é uma equipa que ganha dinheiro. Esta temporada gastou 24.1 Milhões de € em contratações e vendeu activos no valor de 53.7 Milhões de €. Exactamente igual ás últimas temporadas em que o Lyon constrói uma equipa repleta de bons jogadores. Bom olho para as contratações e aposta em jogadores jovens como Toulalan.

Cris, o central brasileiro, é um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos. O jogador diz que o público está cada dia mais animado e já sonham com a conquista da Champions League, um sonho já antigo em Lyon.

Juninho Pernambucano que chegou ao Lyon a custo zero depois de ter terminado contrato com o Vasco da Gama é a imagem do clube, simples e genial ao mesmo tempo. O médio brasileiro diz que o segredo do Lyon é muito simples, é que no Lyon joga quem merece, quem está melhor naquela altura.

Seja como for Houllier será sempre o principal responsável pela qualidade da equipa e do futebol jogado. Sem vedetas, pelo menos não eram quando assinaram pelo clube, e com bastantes jovens a despontar, Houllier sabe tirar partido de um dos maiores mercados de prospecção europeus, o francês, e as suas contratações são quase sempre certas e os jogadores tornam-se sempre mais valias para a equipa.


Quando se fala cada vez mais em vitórias morais, se há equipa que merecia vencer a Champions League, essa equipa chama-se neste momento Olympique Lyon.