quinta-feira, setembro 21, 2006
BBC Panorama ataca de novo !
Depois de ter feito um polémico programa onde expunha a corrupção na FIFA e na UEFA, o BBC Panorama, programa de jornalismo de investigação da rede BBC, transmitiu esta passada semana um programa onde revela pagamentos ilegais feitos na sequência de venda de jogadores.
Estes pagamentos foram supostamente feitos a treinadores e agentes da Premierleague e a notícia está obviamente a gerar muita polémica.
O programa tem o nome de "Undercover: Football's Dirty Secrets", (Infiltrados: Os Segredos Sujos do Futebol).
No programa pegou num caso concreto, Mike Newell treinador do Luton da segunda divisão inglesa que comunicou à FA que lhe tinham oferecido dinheiro para concordar com certas transferências.
Newel l recusou a oferta e deu o nome de um dos agentes supostamente implicados no esquema, Charles Collymore. Outros nomes que a BBC apurou foram Teni Yerima e Peter Harrison. Yerina afirmou ter subornado no passado o actual treinador do Bolton Sam Allardyce, que sai com muito má imagem no final do programa.
O programa consegue declarações do filho do técnico do Bolton onde este afirma que pode vender os jogadores do clube porque o seu pai é o treinador.
Sam Allardyce no comando do Bolton desde 1999 nega obviamente todas as acusações e já meteu o assunto nas mãos dos seus advogados.
A FA entretanto anúnciou uma investigação exaustiva e já pediu à cadeia de televisão BBC que lhes faculte tudo o que conseguiram reunir sobre o caso.
A associação de treinadores da liga inglesa, LMA, saíu em defesa do técnico acusando o programa de falta de fundamento e de falta de provas, tendo pedido para que os responsáveis do programa mostrem provas irrefutáveis à FA.
O secretário de estado para o desporto, Richard Caborn, pediu ao ex-chefe da Policia Metropolitana de Londres, Lord Stevens, para analizar as alegações do programa.
Algo que ainda dará certamente que falar.