terça-feira, setembro 19, 2006

Caos no Inter !


A crise que ninguém esperava abateu-se sobre o Inter. Com a Juventus na Série B e o Milan penalizado ninguém duvidava deste Inter mas…

A Itália é um país de costumes enraizados em muitos aspectos e o futebol é um deles. Os grandes são os grandes e apesar de vez em quando alguma equipa menor, (Nápoles, Verona, Sampdoria), se atravessam no caminho da glória do Scudetto, A Juventus o Inter e o Milan são os candidatos crónicos.

Também como costume o Inter está a atravessar uma crise desportiva que deita por terra os sonhos dos adeptos ano após ano. Isto acontece sempre já pelo Inverno a dentro quando após 3 ou 4 maus resultados levam Moratti, depois de mais um Verão onde gastou mundos e fundos para reforçar a equipa, a desconfiar da capacidade da equipa técnica.

Este ano tudo se precipitou e teve início mais cedo pelas razões apontadas no primeiro parágrafo deste artigo. Ridicularizado na sua estreia na Champions League o empate com a Sampdoria no Sábado passado fez soar os alarmes na sede do Inter. Por todas as razões e mais algumas este campeonato deveria ser um autêntico passeio para o Inter que gastou mais de 50 Milhões de € em reforços, (Ibrahimovic, Vieira, Crespo, Grosso e Dacourt). Os resultados no entanto… são desastrosos como sempre, Adriano não funciona, falta um organizador e os adeptos já temem o ridículo que se avizinha.

Porque há coisas que não mudam no Cálcio e esta é uma delas.

“É verdade que podíamos ter começado melhor a temporada mas não há crise nenhuma no Inter” disse ontem Massimo Moratti. O dono do clube assegurou que o lugar de Mancini não está em perigo mas tudo aponta no sentido contrário.

Amanhã o Inter visita a Roma onde será recebido pelo líder do campeonato. No onze romano David Pizarro, o chileno que Moratti comprou à Udinese o ano passado por 12 Milhões de € e vendeu faz agora um mês à Roma por metade desse valor. Pizarro é hoje uma das estrelas do clube orientado por Spalletti e aguarda este jogo com interesse especial, o que significa que fará o jogo da vida dele para deixar mal vistos os responsáveis do Inter. Ele deveria ser o cérebro do Inter mas não o deixaram e venderam o seu passe, agora ninguém organiza o jogo de um Inter com muito músculo mas pouco cérebro.

E, claro, o receio do desastre está sempre presente. O lugar de Mancini já está em causa e uma derrota com a Roma poderia precipitar tudo… como sempre.

As próximas 3 partidas com Roma, Chievo e Bayern Munique serão de extrema importância para o futuro do clube e para o futuro de Mancini no clube. Os nomes de um possível substituto já começaram a surgir. Para assumir o clube de imediato existem dois nomes em agenda, Eriksson e Cláudio Ranieri. Para a próxima temporada fala-se de Mourinho e de Rafa Benitez, dois treinadores com fama de duros e sérios, algo que agrada a Moratti.