Depois de uma época rara em que o título apenas ficou definido já perto do final do campeonato os jogadores da Premierleague tiveram o merecido descanso.
As baterias estão agora carregadas e com quase todos os clubes a gastarem rios de dinheiro em reforços poderemos estar no início do campeonato mais renhido desde a criação da Premierleague.
Nas últimas épocas o futebol inglês tem mudado bastante devido ao enorme fluxo de jogadores estrangeiros que tentam singrar naquela que é indiscutivelmente a melhor liga do mundo.
Alguns dos adeptos não apreciam a chegada de tantos jogadores não britânicos mas na realidade o beautiful game continua melhor do que nunca e tamanha abundância de novos talentos apenas pode significar uma coisa, uma melhoria a cada ano da Premierleague como produto e espectáculo.
Quem não se queixa certamente de aquisições feitas fora de portas é o Manchester United e depois de um Verão de sonho com a conquista do título reforçaram-se de modo a manter o troféu em Old Trafford.
O resto da competição observa com espanto como Sir Alex Ferguson conseguiu a contratação de dois dos melhores jovens jogadores do mundo, Nani e Anderson, bem como do “velho” objectivo que era Owen Hardgreaves. Para terminar conseguiram ainda a contratação de um jogador que certamente terá um grande peso na equipa, Carlos Tevez.
Os ex-campeões Chelsea, tem estado contra tudo o que seria de esperar, muito calmos no mercado. Mas as compras de Sidwell, Pizarro, Ben Haim e Malouda acrescentam uma enorme profundidade ao plantel de José Mourinho, provavelmente a profundidade que lhe terá feito falta na última época.
De todos os clubes que pretendem terminar com a hegemonia a dois das últimas épocas o Liverpool será possivelmente o clube mais apetrechado para o fazer. Os reforços foram muitos e a cereja no cimo do bolo dá pelo nome de Fernando “El Nino” Torres, jogador seguido por todos os grandes clubes da Europa.
A saída de Thierry Henry para o Barcelona deixou bem negro o futuro imediato do Arsenal. No entanto e após uma pré época promissora alguns adeptos dos Gunners começam a pensar que as jovens estrelas do clube comandadas como sempre por Arsene Wenger poderão lutar até ao final pelo troféu e quem sabe celebrar no final da contenda.
Mas quem virá atrás? Martin Jol e o seu Tottenham que também não ficaram parados durante o mercado de transferências. A contratação de Darren Bent encorajou ainda mais os adeptos do clube e se Dimitar Berbatov conseguir melhorar depois de uma já muito boa primeira época em Inglaterra então os Spurs poderão mesmo terminar o campeonato num lugar de acesso à Champions League.
Quanto ao resto das equipas, com tanto dinheiro gasto em contratações por todas elas, qualquer palpite é válido.
O regresso de Eriksson ao futebol de clubes, embora só tendo visto os reforços contratados pelo Manchester City em vídeos, poderá trazer uma época auspiciosa para os lados das Eastlands.
O West Ham tem a mesma ambição do City agora que o técnico Alan Curbishley tem nas mãos a arca do tesouro do dono Eggert Magnusson que generosamente acedeu aos pedidos do técnico contratando jogadores de qualidade inquestionável. No entanto se será suficiente ou não para um lugar europeu a ver vamos, fica ainda assim o aviso da época passada.
O Portsmouth também fez o que pôde para reforçar um plantel que já na época passada deu muito boa conta de si. Se David Nugent se der bem com os novos ares então a Europa estará certamente ao alcance do clube.
Sam Allardyce em breve se dará conta de que treinar o Newcastle não é o mesmo que treinar o Bolton. No caso do Newcastle é de salientar a capacidade de manter jogadores como Martins, Owen mais ainda do que a de conseguir novas contratações.
Os adeptos do Middlesbrough podem sentir-se um pouco desconfortáveis com o dinheiro gasto pelos outros clubes de meio da tabela. No entanto Gareth Southgate tem agora mais experiência como técnico e tentará trazer a estabilidade necessária ao Riverside Stadium.
Nas Midlands o Aston Villa apenas garantiu até agora duas contratações. Martin O’Neill no entanto sabe o que faz e não deve ser sobrestimado. Já no que diz respeito aos arqui-rivais do Birmingham, o treinador Steve Bruce andou bastante atarefado durante o mercado de Verão e partirá para a época confiante que trouxe para o clube os jogadores certos.
A mudança mais radical deu-se sem dúvida em Craven Cottage onde Lawrie Sanchez, agora treinador do Fulham espera conseguir o mesmo espírito de união que conseguiu enquanto seleccionador da Irlanda do Norte.
Blackburn e Bolton têm como objectivos melhorar em relação à época passada onde já conseguiram brilhar em grande altura. Sammy Lee no Bolton irá sentir as dificuldades inevitáveis de passar de numero dois de Sam Allardyce para técnico principal. Já Mark Hughes não terá esse tipo de problemas e esperará conseguir consolidar ainda mais a sua reputação de bom treinador.
O Everton não tem conseguido os seus objectivos no mercado de transferências e apesar de David Moyes continuar a procurar reforços poderá ser algo difícil ao clube fazer uma época igual à passada. O mesmo se aplica ao Reading que para além de não conseguir os reforços pretendidos ainda perdeu o talismã Steve Sidewell para o Chelsea.
No que diz respeito a descidas de divisão os nomes de Wigan e Derby County surgem sempre na primeira linha das apostas. Ambos os técnicos são reconhecidos como capazes mas com orçamentos reduzidos num mundo onde os milhões de libras mudam e mão todos os dias as coisas poderão complicar-se.
O Sunderland será sem dúvida uma das equipas mais seguidas pelos adeptos. Todos querem saber se a fama de Roy Keane que levou o clube da ultima posição da segunda divisão inglesa è Premierleague, é de facto merecida ou se o ex-craque não tem o que é preciso para manter a equipa na primeira divisão inglesa.
A verdade é que a corrida para o título tem três pretendentes genuínos, a luta pela Europa será mais intensa do que nunca e nos últimos lugares da tabela poucos conseguirão prever quais os clubes que levarão os seus adeptos ás lágrimas no último dia do campeonato, 11 de Maio de 2008.
Let the games begin!